Quem nunca ficou incomodado com a pele brilhando de tanta oleosidade? E agora com início das altas temperaturas isso só piora, as queixas no consultório de excesso de oleosidade aumentam muito nessa época. Tanto o calor quanto a exposição solar estimulam a produção das glândulas sudoríparas e sebáceas, o que significa mais suor, mais sebo e, consequentemente, mais oleosidade!

Nessa época do ano os cuidados diários com a pele precisam mudar um pouco. Os sabonetes faciais devem ser específicos para pele oleosa, a maioria traz ativos como ácido salicílico e extratos naturais que auxiliam no controle da oleosidade. Existem várias apresentações como espumas de limpeza, sabonete líquido e sabonete barra, os mais indicados são os limpadores em espuma ou líquidos, pois removem a oleosidade excessiva sem danificar e pele, e são mais práticos para armazenar. Os tônicos adstringentes são uma boa opção para usar logo após lavar o rosto, deve-se dar preferências para os que são livres álcool. O uso de protetor solar é imprescindível, porém como a pele está mais oleosa fica mais difícil aplicar qualquer creme no rosto, a melhor saída trocar de protetor nos meses mais quentes do ano.

O ideal é buscar um protetor solar com alto fator de proteção solar em gel ou em gel creme, muitos produtos hoje trazem tecnologia para controle de oleosidade associado à alta proteção. A aplicação de ácido na pele a noite ajuda muito no controle da oleosidade, mas a escolha do produto mias ideal para o tipo de pele e de exposição solar deve ser feita pelo médico dermatologista. Então a rotina de quem quer controlar a oleosidade da pele no verão deve ser mais ou menos assim :

Pela manhã : – lavar o rosto com sabonete adequado ( procure por produtos específicos para peles oleosas, alguns sabonetes trazem uma abreviação O. C. que significa “oil control”.

– aplicar uma loção anti oleosidade, dê preferência sem álcool

– protetor solar : também específico para pele oleosa. ( alguns também tem o nome de “oil control” ou ” dry touch”, não se esquece de escolher fator de proteção alta, FPS maior que 50.

No horário do almoço : lavar o rosto novamente e reaplicar o protetor solar

A noite. : lavar o rosto

aplicar a loção anti oleosidade

aplicar o ácido se for recomendado ( procure um dermatologista)


Dica:
existem marcas de sabonete para pele oleosa que lançaram lenços umidecidos de limpeza facial que controlam a oleosidade, isso ajuda muito quem está na correria do dia a dia e não tem tempo para lavar o rosto.