Tensão pré-menstrual

tpm

Na TPM você fica irritada, depressiva e come chocolate compulsivamente? Você não está só nessa! Estatísticas mostram que 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas nesse período.

😱 Destas, apenas 5% necessitam de tratamento com medicamentos. Isso significa que mudanças simples na sua rotina pode amenizar os sintomas. Confira algumas dicas:

📣 Pratique atividades físicas – Os exercícios fazem bem para o corpo e a mente, pois liberam endorfinas, que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período. Mas atenção, o ideal é praticar exercícios moderados, pois tividades intensas podem agravar os sintomas.

📣 Alimente-se bem – A mudança de hábitos alimentares não deve se restringir ao período de TPM, mas evitar alguns alimentos pode aliviar os sintomas. Evite o consumo de café e seus derivados, reduza o sal da comida, evite doces em excesso e fuja do álcool. Consuma alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Dê preferência para frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango.

📣 Sinta prazer – Sair da rotina pode ser uma ótima forma de mandar a irritabilidade para longe. Tire um dia para você! Durma bem, acorde disposta, faça uma caminhada, vá ao salão e não deixe de namorar. Apesar do momento não parecer propício, o sexo pode trazer muitos benefícios nesse período, pela liberação das endorfinas.

📣 Orientação médica – Cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Às vezes suplementos de cálcio, magnésio, vitaminas B6, B1, C e E, óleo de prímula e ácido gama linolênico estão entre os remédios naturais, mas o uso de diuréticos, anti-inflamatórios, ansiolíticos e antidepressivos podem ser necessários. Como os sintomas podem variar muito de uma mulher para outra, cabe ao médico decidir qual é a medida mais indicada. Agenda uma consulta.