SOL E PELE SAUDÁVEL NO VERÃO: É POSSIVEL?

É possível SIM aproveitar o clima de praia sem sofrer com a exposição solar!

O verão esta aí, e com ele toda aquela preocupação de como ter uma pele bronzeada no clima mais animado do ano sem colocar a saúde em risco! As dúvidas com os cuidados ideais para proteger a pele de danos como a vermelhidão e ardência durante as férias e com aquelas manchas indesejadas ao longo do ano, e consequentemente o envelhecimento precoce e lesões cancerígenas são infinitas, por isso preparamos algumas dicas para vocês!

O protetor solar é fundamental para a saúde da pele:

– seu uso deve ser iniciado na infância!

– aplicar pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol, de forma uniforme, no rosto e em áreas expostas.

– recomenda-se exposição antes das 10h da manha e após as 16h da tarde.

– o Fator de proteção (FPS) deve ser no mínimo 30, com proteção contra raios ultravioletas A e B, e ele deve ser reaplicado a cada 2 a 3h. Lembrando que após o mergulho no mar ou na piscina, ele deve ser aplicado novamente! A escolha ideal para o seu fototipo deve ser feita com ajuda de um profissional!

– creme, gel, espuma ou spray? A escolha é sua! Desde que usado de maneira correta nas aplicações a eficácia é a mesma. Cuidado apenas com o seu tipo de pele: as peles mais oleosas respondem melhor a produtos com toque seco. As peles normais ou secas se adaptam bem aos produtos em forma de loção e creme.

– não esqueçam que os lábios também sofrem com o sol: o protetor solar labial é fundamental para não deixar a boca ressecada ou queimada!

A hidratação de face e corporal após a exposição é fundamental para manter sua pele com brilho e cor, sem sofrer com os danos dos raios – eles desidratam a pele!

Cuidado com as bebidinhas e snacks no sol! Algumas bebidas e alimentos podem provocar manchas na pele, como limão, tangerina e refrigerantes, além de maquiagem e produtos cosméticos se usados de maneira errada.

Acessórios são muito bem vindos para ajudar na proteção e dar um up no look! Use e abuse das viseiras, chapéus, bonés e óculos de sol. Não deixem de lado o guarda sol e quando possível, contem com a ajuda de roupas especiais que oferecem proteção contra radiação UV. Lembrando que isso não diminui a necessidade da aplicação protetor solar na pele!

Gostaram da dica?! Até a próxima!

Dra Bruna Vallcorba

Compartilhe essa postagem