CABELOS RESSECADOS NO VERÃO

O verão é uma estação muito esperada! Logo pensamos em praia, mar, areia, piscina, vento e sol. E é por isso que este período do ano exige certos cuidados com sua pele e cabelo. Os cabelos tendem a ficar muito ressecados e sem brilho e as pessoas muitas vezes só percebem depois, quando o estrago já está feito.

O vento, o sol e o sal do mar, além do cloro da piscina, de maneira isolada ou em conjunto, levam a danos na cutícula dos cabelos, a capa que protege os fios! Isso provoca desidratação e acaba criando as temidas pontas duplas e o aquele frizz característico de cabelos ressecados e danificados.

A desidratação deixa os fios mais fracos e opacos, somado ao fato que o sol e o calor contribuem ainda mais para o ressecamento. O vento embaraça os fios e a areia faz com que as escamas se rachem, as cutículas se abram tornando os cabelos quebradiços.

Para proteger o cabelo dessas agressões é fundamental proteger os fios com o uso de bonés e chapéus. Além disso, usar um protetor solar específico para os cabelos – em forma de mousses, óleos, leave-ins, shampoos e condicionadores.

Após a saída da água do mar e da piscina é imprescindível a lavagem do cabelo para retirar todos os resíduos do sal e do cloro. Inclusive o cobre presente na água de algumas piscinas, provavelmente advindo do encanamento, torna amarelo os cabelos mais claros.

Nesta época do ano evite o uso de químicas, pois elas danificam os fios abrindo as cutículas, deixando os cabelos ainda mais fragilizados para enfrentar o sol, a praia e a piscina. Procure sempre hidratar os fios, principalmente antes e após as férias. Não há restrição quanto a lavagem do cabelo todos os dias, mas deixe-os soltos, nunca prenda-os molhados e reaplique o filtro pós enxágue.

É importante a ressalva de não utilizar água muito quente para lavar o cabelo, pois pode se estimular mais as glândulas sebáceas, contribuindo para a oleosidade. Vale lembrar também que a saúde do cabelo, depende também de uma boa alimentação.

Até o próximo post!.
Dra. Camila Saab

Compartilhe essa postagem